LabGrim recebe pesquisadora internacional no dia 17 de novembro; minicurso ministrado pela convidada também está previsto

O Laboratório de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (LabGrim), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Ceará (UFC), recebe, no dia 17 de novembro, a pesquisadora internacional Profª Lídia Marôpo, do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), em Portugal. A reunião será realizada na sala do Laboratório, no Instituto de Cultura e Arte da UFC, no Campus do Pici, em Fortaleza (Av. Mister Hull, s/n – Pici).

 

Para o encontro estão previstas apresentações das pesquisas que estão sendo produzidas, individualmente e em conjunto, pelos integrantes do LabGrim, além das produções científicas desenvolvidas pela convidada. Também serão planejadas as atividades do minicurso “Crianças, jovens e media: campo de estudo, paradigmas e economia digital”, que será realizado nos dias 1º e 8 de novembro, ministrado por Marôpo. O minicurso é gratuito e aberto ao público. Mais informações sobre as inscrições serão divulgadas em breve.

 

PESQUISADORA– Lidia Marôpo é professora coordenadora na Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), em Portugal, e investigadora integrada no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS) da Universidade Nova de Lisboa (UNL). No Brasil, faz parte da Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e Adolescências (Recria).

 

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, é membro da equipe portuguesa do projeto europeu Yskills (2020-2024) e coordenou o projeto Competências de Informação para Jovens da Era Digital (CIJED) financiado pelo IPS (2020-2021). Estuda há quase 20 anos diferentes aspectos da relação entre crianças, jovens e midia e tem publicado internacionalmente em revistas científicas como The Journal of Children and Media e Global Studies of Childhood e em editoras como Routledge e Palgrave Macmillan.