Sobre

O que é o Labgrim?

O Laboratório de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (LabGRIM), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFC), reúne pesquisadores com o interesse nos diversos aspectos da relação infância, juventude e comunicação.

Nesse sentido, o LabGRIM busca, por meio de ações de pesquisa e extensão, compreender e intervir nos processos comunicativos contemporâneos com foco em crianças, adolescentes e jovens, sob a ótica da proteção e promoção dos seus direitos.

O laboratório agrega pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de Comunicação, Psicologia, Sistemas e Mídias Digitais, com o compromisso de defesa e promoção dos direitos de crianças e jovens de diversas áreas, tais como a Comunicação.

Diretório de grupos de pesquisa do CNPQ: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5941359703146793

Labgrim Grupo Labgrim Ação

Como começou?

Origem

O termo GRIM, escolhido para nomear o grupo, é uma homenagem aos irmãos Grimm. Assim como eles, acreditamos no potencial imaginativo das crianças e dos adolescentes, na importância das mídias e na responsabilidade social que temos para com eles.

Grupo de pesquisa

O GRIM, na época grupo de pesquisa, surgiu em 2002 na Universidade de Fortaleza (UNIFOR) com o objetivo de reunir pesquisadores cujos estudos têm tematizado a relação infância, juventude e mídia.

Formalização

Em 2005, o grupo também se estabeleceu na Universidade Federal do Ceará (UFC). No mesmo ano, a formalização do grupo no diretório do CNPq, permitiu consolidar uma prática informal de articulação entre pesquisadores da UFC e da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e integrar novos interessados na pesquisa nesse campo.

Ações

Nos últimos anos, diversas pesquisas foram realizadas em parcerias nacionais e internacionais. Além de ações de extensão, como oficinas, em diversos espaços como escolas e centros culturais.

De grupo à laboratório

Nos últimos anos, o grupo percebeu que sua atuação não se limitava à prática da pesquisa. A tríade Ensino, Pesquisa e Extensão, que se fazia presente na história do GRIM, se fortificou com projetos realizados em outros espaços para além da Universidade.

Desse modo, a ideia de laboratório de pesquisa atende melhor a atual condição do grupo, visto que este é um espaço de realização de atividades de pesquisa e extensão, bem como a produção de materiais de comunicação, como textos, vídeos, fotografias, design etc.

Assim, o GRIM cresceu, amadureceu e já ganha ares de “gente grande” ao tornar-se LabGRIM - mas claro - sem esquecer a eterna doçura do coração de uma criança.

O Labgrim é a soma dos esforços de seus integrantes para uma produção aperfeiçoada e contínua de conteúdos qualificados sobre a relação infância, juventude e comunicação orientada para a defesa e promoção dos seus direitos.